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Alimentos Integrais

Alimentos Integrais

Optar por alimentos integrais ou feitos com cereais integrais em vez de grãos refinados pode trazer muitos benefícios para a saúde. Os alimentos integrais são aqueles que não passaram por processos industriais de refinamento, mantendo suas cascas e fibras repletas de nutrientes que regulam o intestino, reduzem o colesterol, dão saciedade, diminuem a glicose e o risco de doenças como sobrepeso, diabete e problemas cardiovasculares.

Os cereais integrais são uma ótima fonte de nutrientes essenciais, fibras e energia de forma saudável. Eles são ricos em fibras, vitaminas do complexo B, zinco, magnésio, manganês, entre outros nutrientes importantes para a saúde.Desse modo, os cereais integrais ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, porque o alto teor de fibras ajuda absorção de glicose pelo organismo.

Para incluir alimentos integrais na dieta, é possível substituir o arroz branco pelo arroz integral ou parboilizado, trocar alimentos refinados do dia a dia, como pães e massas, por alimentos integrais, incluir aveia nas receitas, aumentar o consumo da granola, entre outras opções.

Aqui estão algumas dicas

Preparar alimentos integrais pode ser fácil e saboroso.

  1. Cozimento: A maioria dos cereais integrais cozidos em água, seguindo as instruções de tempo e cozimento recomendadas . É possível adicionar temperos, ervas e especiarias para dar mais sabor ao prato.
  2. Saladas: Os cereais integrais também são saladas. Quinoa, trigo integral e arroz integral são ótimas opções para incrementar os legumes e folhas verdes. Acrescente azeite, suco de limão e ervas para temperar.
  3. Mingau ou porridge: Quando Cozinhamos a aveia em água ou leite vegetal, adicionamos frutas, nozes e mel para adoçar.
  4. Farinhas: Os cereais integrais utilizados na forma de farinhas para preparar pães, bolos e biscoitos saudáveis. Experimente substituir parte da farinha branca por farinha de trigo integral ou aveia em suas receitas.

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