Atividade Objetiva 3 Iniciado: Pesquisa e Plano de Marketing

Caso você esteja realizando a atividade através do aplicativo “Canvas Student”, é necessário que você clique em “FAZER O QUESTIONÁRIO”, no final da página.

Sinalizar pergunta: Pergunta 1
Pergunta 10,2 pts
Leia o texto a seguir:
Francisco está conduzindo um processo de pesquisa quantitativa e está em dúvida se o processo de seleção das amostras será probabilístico ou não probabilístico. Ele preparou alguns parâmetros que quer seguir:

  • Não há necessidade de alto grau de precisão.
  • Não há necessidade de que todos os elementos da população-alvo tenham a mesma chance de participar da amostra.
  • Para selecionar ele mesmo definirá os critérios.
    Estudando as populações-alvo, ele percebeu que elas não possuem características específicas. Depois de refletir, ele decide que a seleção da amostra será não probabilística e o processo de seleção será por julgamento.

Como você avalia a decisão tomada por Francisco para atender aos parâmetros por ele definidos?

Grupo de escolhas da pergunta

Correta, por escolher a não probabilística e seleção por julgamento.

Correta, por escolher a não probabilística, mas a seleção deveria ser por conveniência

Correta, por escolher a não probabilística, mas a seleção deveria ser por quota

Correta, por escolher a não probabilística, mas a seleção deveria ser aleatória simples

Correta, por escolher a não probabilística, mas a seleção deveria ser estratificada

Sinalizar pergunta: Pergunta 2
Pergunta 20,2 pts
Leia o texto a seguir:

Rubens está realizando um estudo sobre as vantagens e desvantagens da técnica da coleta de dados através de um questionário na pesquisa quantitativa. Ele obteve muitas informações referentes ao tema por meio de um blog na internet, mas está um pouco confuso.

Considerando a situação apresentada, analise as afirmações abaixo sobre como explicar ao Rubens as vantagens de um questionário na técnica de coleta de dados em uma pesquisa quantitativa.

I. Economiza tempo, viagens e obtém grande número de dados; atinge maior número de pessoas simultaneamente.
II. Transmite mais segurança, pelo fato de as respostas não serem identificadas; percentagem pequena dos questionários que voltam.
III. Reduz custos de pessoal; obtém respostas mais rápidas e mais precisas; o resultado da amostra representa a população-alvo estudada.
IV. Abrange uma maior área geográfica; nada garante que quem respondeu é de fato a pessoa selecionada.

É correto o que se afirma em:

Grupo de escolhas da pergunta

III e IV, apenas.

II e IV, apenas.

I e III, apenas.

I e II, apenas.

I e IV, apenas.

Sinalizar pergunta: Pergunta 3
Pergunta 30,2 pts
Leia o texto a seguir:
Joaquim estava explicando algumas características de uma pesquisa quantitativa ao seu chefe, especificamente quanto à aplicação dos questionários e ao papel do entrevistado no processo de pesquisa.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. O papel de um entrevistado em uma pesquisa quantitativa é limitado a responder questões.

PORQUE

II. O ritmo da entrevista e a ordem das questões são determinadas pelo pesquisador que deverá seguir rigidamente a ordem do questionário e o tempo que foram definidos previamente.

Sobre essas duas afirmativas, é correto afirmar que:

Grupo de escolhas da pergunta

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa da I.

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.

As asserções I e II são proposições falsas.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Sinalizar pergunta: Pergunta 4
Pergunta 40,2 pts
Leia o texto a seguir:

Junior precisa preparar uma lista das características de uma pesquisa quantitativa. Para isto consultou alguns blogs de pesquisa e relacionou algumas características:
• Produz uma grande quantidade de insights e ideias.
• Obtem dados em pouca profundidade.
• Possibilita a construção de hipóteses.
• Tem maior grau de confiabilidade
• Os pesquisadores são treinados de forma mais genérica

Qual característica que Junior listou deve ser excluida, pois não condiz com as da pesquisa quantitativa?

Grupo de escolhas da pergunta

Os dados obtidos têm pouca profundidade.

A pesquisa produz uma grande quantidade de insights e ideias.

Os resultados obtidos tem maior grau de confiabilidade.

O raciocínio hipotético-dedutivo para a construção de hipóteses.

Os pesquisadores são treinados de forma mais genérica.

Sinalizar pergunta: Pergunta 5
Pergunta 50,2 pts
Leia o texto a seguir:

Luigi recebeu um e-mail de seu colega Pedro referente projeto de pesquisa que deveria ser conduzido pela empresa, detalhando suas linhas gerais:
“O processo deve ser bem estruturado, queremos medir, quantificar. Os procedimentos deverão ser formalizados e vamos usar grande quantidade de dados. Temos algumas hipóteses. Os dados obtidos devem ser projetados para a totalidade da população-alvo. Vamos usar questionários e as pessoas devem ser livres para responder sobre questões concretas. Todos os entrevistados devem ter a mesma chance de participar da amostra”.
Considerando a situação apresentada, avalie as hipóteses abaixo sobre o que o colega de Luigi está se referindo:

I. Ele está se referindo a uma pesquisa quantitativa com questionários de perguntas abertas.
II. Ele está se referindo a uma pesquisa qualitativa com questionários de perguntas abertas.
III. As perguntas tratarão de questões concretas.
IV. A amostragem será probabilística aleatória simples.

É correto o que se afirma em:

Grupo de escolhas da pergunta

I e III, apenas.

III e IV, apenas.

I, III e IV, apenas.

II e IV, apenas.

II e III, apenas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.