Atividade Objetiva 4 – PESQUISA E PLANO DE MARKETING

Caso você esteja realizando a atividade através do aplicativo “Canvas Student”, é necessário que você clique em “FAZER O QUESTIONÁRIO”, no final da página.

Sinalizar pergunta: Pergunta 1
Pergunta 10,2 pts
Leia o texto a seguir:

Osvaldo tem uma pousada na cidade de Lençóis, Bahia. Osvaldo está preocupado com uma queda no seu faturamento e acredita que o problema esteja relacionado com a demanda e à oferta de produtos e serviços. Ele mencionou que realizou uma pesquisa informal com alguns clientes e que dois itens sobressaíram:
1) Tem-se viajado mais e, por isso, os critérios de escolha se tornam maiores. As viagens são, em sua maioria, para destinos regionais, tanto nos próprios estados de residência quanto em estados próximos onde residem.
2) A qualidade da oferta melhorou, mas ainda existem deficiências em infraestrutura e serviços. A qualidade da oferta ainda é incompatível com os preços praticados, tendo uma avaliação como “preço alto”.

Com base nos dois itens descritos acima, quais ideias você daria à Osvaldo.

I. Preparar uma análise externa com análise do cenário político-legal para validar mudanças legais.
II. Preparar uma análise externa dos segmentos-alvo bem como uma análise de cenário econômico para validar variações possíveis na renda média.
III. Preparar uma análise interna para validar o produto oferecido e uma análise externa para validar os produtos oferecidos pela concorrência.
IV. Preparar uma análise externa com análise do cenário tecnológico para compreender quais as novas tecnologias serão apresentadas para o setor de turismo.

É correto o que se afirma apenas em:

Grupo de escolhas da pergunta

III e IV

I e III

I, III e IV

II e IV

II e III

Sinalizar pergunta: Pergunta 2
Pergunta 20,2 pts
Leia o texto a seguir:

Júnior esta preparando a análise externa dentro do processo de plano de marketing de sua empresa. Ele não está seguro sobre o que deve constar da análise externa e relacionou alguns itens, a saber:
• Análise do ponto de equilíbrio
• Segmentos-alvo adequados de mercado
• Análise dos ambientes onde a empresa está inserida
• Estratégias e atividades de marketing dos concorrentes
• Resultados obtidos pelos concorrentes nos últimos anos

Qual dos itens abaixo ele deve excluir por não fazer parte da análise externa de um plano de marketing?

Grupo de escolhas da pergunta

Análise dos ambientes onde a empresa está inserida

Estratégias e atividades de marketing dos concorrentes

Análise do ponto de equilíbrio

Segmentos-alvo adequados de mercado

Resultados obtidos pelos concorrentes nos últimos anos

Sinalizar pergunta: Pergunta 3
Pergunta 30,2 pts
Leia o texto a seguir:

Lourdes recebeu o plano de marketing de uma operadora de viagens que trazia algumas afirmações:
1) O Brasil apresenta crescente mercado doméstico de turismo demonstrado pela evolução de turistas e viagens nos últimos anos. Evolução de 38,1 milhões de turistas em 1998 para 58,9 milhões de turistas em 2011, um crescimento de 54% na demanda doméstica.
2) Existe uma correlação direta entre o desempenho da economia e o desempenho dos indicadores e segmentos envolvidos no turismo. Crescimento do PIB per capita de R$ 16,3 mil em 1998 para R$ 21,3 mil, ou seja, crescimento acumulado de 31%.
3) O brasileiro tem se tornado um viajante mais frequente e com maior critério de escolha dos destinos turísticos;

4) As pessoas viajam frequentemente para destinos regionais, tanto nos próprios estados quanto em estados próximos aos seus locais de residência. Tem sido marcante a eleição dos destinos turísticos do Exterior que são percebidos pelos brasileiros como opções, com relação ao custo-benefício, mais vantajosas.

Fonte: Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a/rs/n/nova-prata/lei-ordinaria/2015/935/9351/lei-ordinaria-n-9351-2015-aprova-o-plano-municipal-de-desenvolvimento-do-turismo-de-nova-prata-e-da-outras-providencias. Acesso em: 20 fev. 2020. (adaptado)

Após a leitura do plano, Lourdes preparou algumas conclusões:

I. Na afirmação 1, os autores do estudo basearam-se em dados e informações do ambiente externo, especificamente no ambiente político legal.
II. Na afirmação 2, os autores do estudo basearam-se em dados e informações do ambiente externo, especificamente no ambiente econômico.
III. Na afirmação 3, os autores do estudo efetuaram uma análise externa, especificamente dos segmentos-alvo.
IV. Na afirmação 4, os fatores apontados determinam pontos fortes e fracos dos destinos turísticos e apontam possíveis ameaças para os destinos regionais.

É correto o que se afirma em:

Grupo de escolhas da pergunta

I e III, apenas.

I e IV, apenas.

III e IV, apenas.

II e III, apenas.

I e II, apenas.

Sinalizar pergunta: Pergunta 4
Pergunta 40,2 pts
Leia o texto a seguir:
Ana Maria preparou um material para entregar ao seu chefe apontando finalidades e benefícios de um plano de marketing. Ela fez algumas afirmativas destacando-se as que seguem abaixo. A primeira afirmativa aponta as finalidades de um plano de marketing e a segunda afirmativa aponta os benefícios de um plano de marketing.

Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. A finalidade de um plano de marketing é analisar a situação da empresa e dos seus produtos (passada, atual e futura) com o objetivo de determinar oportunidades e as ameaças que poderão ser encontradas para assim especificar as estratégias de marketing e os programas de ações para atingir os objetivos realistas.

PORQUE

II. Raciocínio indisciplinado, direcionamento diverso, estudo individual de problemas e oportunidades permitem descobertas que possibilitam bases para um plano formalizado (ao invés de explicações verbais ou de “achismos”), redução de “combate a incêndios” e antecipação de possíveis problemas.

Sobre essas duas afirmativas, é correto afirmar que:

Grupo de escolhas da pergunta

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições falsas.

Pergunta 50,2 pts
Leia o texto a seguir:
Leonardo, e sua equipe, estão preparando um plano de marketing para a empresa onde trabalha. Esta empresa fabrica fios em fibra óptica e seus principais clientes são as empresas de telecomunicações (portanto, sua empresa atua no mercado B2B – Business to Business, insto é, a venda é de empresa para empresa). Ele está trabalhando na fase I do plano de marketing e tomou algumas decisões:

  • para a análise interna, ele preparou questionários que serão respondidos pelas áreas internas da empresa e ao final ele se reunirá com cada uma destas áreas para determinar os pontos fortes e fracos de cada uma delas.
  • para a análise externa, ele fará uma pesquisa tendo como foco somente os ambientes econômico, tecnológico e político-legal. A determinação das ameaças e oportunidades será feita por Leonardo e sua equipe sem a participação das demais áreas da empresa.
    Por uma questão de tempo e falta de orçamento no processo da análise externa, serão estudadas mudanças nos mercados consumidores pessoas jurídicas, que são clientes das empresas de telecomunicações. Não será feita análise de mercados consumidores pessoas físicas que também são os clientes das empresas de telecomunicações.
    Como você avalia a decisão tomada por Francisco para atender aos parâmetros por ele definidos?
    Grupo de escolhas da pergunta

Incorreta, em função da proposta para a análise externa, pois deveria analisar somente os ambientes econômico e tecnológico, não incluir na análise externa, a análise dos concorrentes e definir as ameaças e as oportunidades, além de envolver todas as áreas da empresa.

Incorreta, em função da proposta para a análise externa, pois deveria analisar todos os ambientes que podem afetar o negócio da empresa e definir as ameaças e oportunidades. Além disso, deveria envolver todas as áreas da empresa para com isto obter o envolvimento de todos.

Incorreta, em função da proposta para a análise externa, pois ele deveria analisar todos os ambientes que podem afetar o negócio da empresa, estudar os clientes de seus clientes (consumidores pessoas físicas), não incluir, na análise externa, a análise dos concorrentes, e definir as ameaças e as oportunidades, além de envolver todas as áreas da empresa.

Incorreta, em função da proposta para a análise externa, pois deveria analisar somente o ambiente político-legal, estudar os clientes de seus clientes (consumidores pessoas físicas) e a definir as ameaças e oportunidades, além de envolver todas as áreas da empresa.

Incorreta, em função da proposta para a análise externa, pois deveria estudar os clientes de seus clientes (consumidores pessoas físicas), não incluir na análise externa, a análise dos concorrentes e definir as ameaças e oportunidades, além de envolver todas as áreas da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.