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6 dicas para melhorar a sua saúde no dia a dia

A saúde é o bem mais valioso do ser humano, mas para tê-la sempre presente no dia a dia, é fundamental entender como cuidar adequadamente do corpo e da mente.

A vida no mundo moderno é estressante e caótica, repleta de compromissos como trabalho, estudos, família e outras demandas que acabam levando as pessoas a descuidar da própria saúde.

Muitos não fazem um check-up completo em um médico há anos e muitos simplesmente não estão comendo direito, fazendo exercícios e outros cuidados básicos.

Com o tempo, eles começam a sentir os efeitos dessa negligência, incluindo o desenvolvimento de doenças crônicas, fadiga, fraqueza e outros problemas.

Se as pessoas não forem fisicamente aptas, simplesmente não terão capacidade para cumprir suas obrigações ou aproveitar os prazeres da vida.

Uma rotina verdadeiramente saudável inclui comer alimentos integrais e de origem natural cuidadosamente selecionados, praticar atividade física, quebrar hábitos nocivos e cuidar da saúde mental.

Mesmo com uma agenda agitada, as pessoas ainda devem reservar um tempo para manter a saúde, por isso, neste artigo, será possível aprender a importância de uma rotina saudável e descobrirá algumas dicas para manter um estilo de vida saudável no dia a dia.

A importância de manter a saúde no dia a dia

Ter uma dieta nutritiva é crucial para o bem-estar do corpo e o bom funcionamento de todos os órgãos. A alimentação tem um papel significativo tanto na saúde física quanto na mental, pois aumenta a imunidade e previne doenças.

A prática de comer refeições regulares que contenham todas as vitaminas e nutrientes necessários afeta tanto o desempenho quanto a produtividade de cada indivíduo.

Segundo dados publicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), uma nutrição adequada pode aumentar a produtividade em até 20%.

Ou seja, para se destacar nos cuidados com idosos acima de 80 anos, o indivíduo deve seguir uma alimentação saudável que abranja todas as suas necessidades, isso é mais do que apenas manter o peso.

Comer de forma nutritiva melhora o foco, a concentração e a memória, combate problemas como sonolência e mau humor e combate problemas como DDA (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade).

A escolha de alimentos nutritivos e saudáveis ​​pode melhorar a capacidade do corpo de combater infecções e reduzir as chances de contrair várias doenças, como:

  • Riscos de derrames;
  • Problemas cardíacos;
  • Diabetes;
  • Obesidade.

Além disso, saber se alimentar bem traz uma série de benefícios, sendo um dos mais importantes o resultado de todas as mudanças que ocorrem no dia a dia.

Porém, não basta escolher corretamente os alimentos certos para as refeições. Na realidade, a maneira como o indivíduo consome os alimentos afeta diretamente a saúde.

Seja em casa ou em uma academia com acompanhamento de um personal trainers para emagrecimento, é fundamental focar nos treinos e alimentação de forma atenciosa para surtir os efeitos desejados.

Nenhum dos dois extremos é saudável, por isso é importante ter uma alimentação balanceada que inclua proteínas, sementes, grãos, verduras, frutas e legumes.

Uma refeição nutritiva e variada, equilibrada, segura, colorida e em quantidades adequadas. É assim que o organismo deve funcionar e o indivíduo experimentará uma sensação de bem-estar geral ao longo do dia.

O arroz com feijão diário pode fornecer uma grande quantidade de aminoácidos essenciais para o corpo humano, sendo um prato simples e fácil de fazer.

Para melhorar a receita, é possível incluir uma omelete com legumes para manter a massa muscular e uma salada com alface e tomate para manter a vontade de comer.

Frutas e grãos são ricos em vitaminas, potássio e fibras, que podem diminuir os níveis de colesterol ruim no organismo, e podem ser consumidos puros, com iogurte ou na forma de saladas.

Um smoothie de abacate e aveia também pode ajudar a melhorar a saúde cardiovascular e reduzir o risco de complicações cardíacas.

Para ter a energia necessária durante o trabalho ou mesmo em uma aula de treinamento funcional para iniciantes, por exemplo, o uso dos carboidratos são extremamente fundamentais.

Encontram-se nos tubérculos e raízes de alimentos como pão, batata-doce, mandioca, milho, arroz, entre outros que devem ser ingeridos diariamente.

Além disso, sempre que possível, é interessante comer os alimentos em sua forma original, isso aumentará a quantidade de carboidratos consumidos que são responsáveis ​​pelo funcionamento do intestino.

Da mesma forma, é preciso evitar alimentos excessivamente processados, como biscoitos recheados, refrigerantes, salgadinhos, macarrão instantâneo, embutidos, pois além de serem desequilibrados na nutrição, também podem trazer riscos à saúde.

Como cuidar bem da saúde no dia a dia?

Com a correria do dia a dia, muitas pessoas encontram dificuldade em estabelecer uma rotina saudável, mas ela é essencial para a saúde física e mental.

Ao construir essa rotina saudável o dia é mais gratificante, os níveis de estresse são menores e as pessoas ficam mais dispostas e produtivas no trabalho e em casa.

As empresas também querem estabelecer uma rotina mais regular para seus funcionários, isso pode ser feito por meio de um programa de proteção auditiva no trabalho ou realização de exame eletrocardiograma normal para os colaboradores.

Mas todos precisam assumir a responsabilidade de cuidar de sua própria saúde, e é possível fazer isso mesmo com uma vida diária bem agitada, algumas formas de cuidar da saúde são:

Manter uma boa noite de sono

Uma boa noite de sono é essencial para que as pessoas possam realizar suas atividades diárias com tranquilidade, ter um dia produtivo, além de ajudar o corpo a descansar e reduzir os níveis de estresse.

Durante a noite, o corpo produz hormônios de crescimento importantes para reparar a memória, facilitar o aprendizado e manter o corpo funcionando normalmente.

Muitas pessoas têm problemas para dormir, mas existem algumas práticas que podem ajudar a aliviar esse problema, por exemplo, tomar um banho relaxante, reduzir a iluminação ambiente, evitar telefones celulares e ler um bom livro.

Perto do final do dia, o ideal é evitar bebidas estimulantes, como café, refrigerantes e bebidas alcoólicas.

Ingerir muita água

Não é de se estranhar que o ser humano precise beber água para manter a hidratação do corpo. A hidratação é crucial para as reações químicas que são parte integrante da função do corpo.

Além dos problemas cognitivos, emocionais e da função intestinal, um corpo desidratado também tem dificuldade em eliminar as secreções.

Independentemente das atividades das quais o indivíduo participa todos os dias, como motorista particular residencial, trabalho, faculdade e assim por diante, a água é essencial para ter uma atitude positiva e eliminar as toxinas.

Levantar pela manhã

Acordar cedo é um hábito saudável é essencial para quem deseja ter um dia produtivo, exceto para quem trabalha à noite.

Agora, se o indivíduo não é uma pessoa matutina, mas precisa realizar um exame toxicológico de urina, o ideal é que busquem levantar pelo menos uma hora mais cedo, para ter tempo de tomar café e preparar o cérebro.

Para levantar cedo, o ideal é que as pessoas durmam mais cedo e, se possível, pratiquem alguma atividade física que ajuda o corpo a entrar no ritmo que é desejável alcançar.

Praticar atividades físicas regularmente

Foi demonstrado que a atividade física regular tem uma variedade de efeitos positivos no corpo e na mente, que corroboram para a saúde geral.

Mesmo quem passa o dia inteiro no trabalho ou sentado em uma cadeira para home office pequeno, pode dedicar alguns minutos diários para fazer exercício.

Por meio dele, as pessoas aumentam o condicionamento, controlam a pressão arterial, aumentam a imunidade, evitam o ganho de peso, combatem o estresse e diminuem o risco de doenças.

Algumas pessoas relutam em frequentar a academia, mas isso é perfeitamente aceitável, pois existem vários métodos de exercício físico, incluindo atividades ao ar livre, como caminhadas e ciclismo.

Ter momentos relaxantes

Depois de um longo dia em uma clínica de fisioterapia para idosos acamados, os profissionais precisam de um tempo para relaxar e retomar a rotina no dia seguinte.

Muitas atividades simples podem relaxar o corpo e a mente, como ler livros, alongar-se, ir a um parque, ver um filme, aprender uma nova habilidade, meditar e outras atividades que ajudem a mente e o corpo a se distrair da rotina cansativa.

Buscar manter uma alimentação balanceada

Observar o que é ingerido no dia a dia é crucial para proteger o coração e prevenir doenças graves como diabetes. Os cardápios precisam ser ricos em:

  • Grãos integrais;
  • Azeite;
  • Sementes;
  • Iogurte;
  • Carnes magras;
  • Leite desnatado;
  • Nozes e frutas.

O ideal é sempre que as pessoas se alimentem com alimentos com propriedades antioxidantes e com alto teor de fibras, e que se evite alimentos industrializados, como refrigerantes, embutidos e biscoitos.

Além disso, é fundamental que as pessoas evitem frituras, excesso de sal e açúcar, pois isso só aumenta os riscos de problemas de saúde a longo prazo.

Considerações finais

Manter-se saudável é o desejo de muitas pessoas e isso é muito importante para quem deseja ter um dia de trabalho produtivo, poder cumprir compromissos, obrigações e ainda ter disposição para fazer o que gosta nos momentos de lazer.

No entanto, para ter saúde é fundamental priorizá-la e, como demonstrado ao longo do texto, existem várias formas de dar passos que levam a uma sensação de bem-estar, mesmo nos dias mais agitados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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