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O que é um pipeline de vendas e como criar um

pipeline de vendas

Quando você é um empreendedor, deve aprender algumas habilidades de vendas e ter ouvido falar do pipeline de vendas.

No entanto, se você é novo nessa abordagem de gerenciamento de clientes, pode se surpreender com as vantagens de criá-la e implementá-la em seu negócio.

Dessa forma, pode-se saber mais sobre o pipeline de vendas e sua importância para as empresas atualmente. Continue lendo e descubra!

O que é um pipeline de vendas?

Um pipeline de vendas é um mapa formado a partir das informações do seu negócio, ou seja, mostrando as etapas do seu processo de vendas de forma específica.

Pense nisso como um guia para que seus vendedores não se esqueçam de nenhuma atividade relacionada ao processo de vendas do seu negócio.

A ferramenta pode ser integrada ao CRM gratuito para tornar o pipeline mais completo e dinâmico.

Como os pipelines podem ajudá-lo a capitalizar as vendas?

A visão trazida pelo pipeline de vendas é muito ampla, o que se torna possível pela aplicação dos dados que você precisa todos os dias.

Isso auxilia o dia a dia das equipes comerciais, pois traz clareza para atividades importantes ou urgentes.

Dessa forma, você pode listar seus clientes em potencial de maneira real e completa e vê-los em todas as seções deste mapa. Assim, políticas específicas podem ser aplicadas para cada consumidor.

Isso transmite a prudência de sua equipe de vendas para ler os dados do sistema CRM e depois aplicar o método, capitalizando suas vendas.

CRM é um gerente de relacionamento em software. Por sua vez, beneficiou as áreas de marketing e comercial da empresa.

No entanto, quando integrado e utilizado de forma adequada, tem a capacidade de fazer previsões e, assim, perspectivas futuras para o seu negócio.

Essa ampla visão do CRM e dos canais de vendas otimiza o tempo necessário para negociar e vender dentro da sua empresa, aplicando os passos e estratégias dos funis de venda.

Como criar seu pipeline?

Qualquer sistema de representante de vendas gratuito pode ajudá-lo a definir e aplicar as etapas básicas, eles são:

  • Primeiro contato;
  • Proposta;
  • Voltar/acompanhar;
  • Negociação;
  • Fecho;
  • Após a promoção.

Agora vamos discutir essas etapas do pipeline de vendas e explicar suas vantagens.

O primeiro contato da equipe de vendas com um cliente ocorre depois que este é detectado como cliente potencial, ou lead.

Por exemplo, o cliente visitou seu site e preencheu suas informações na página de destino porque estava interessado nos serviços ou produtos da sua empresa.

Sua equipe comercial o adicionou à ferramenta de vendas e ele se tornou um lead, um ponto de contato.

Ele já está no primeiro estágio do mapa, então a equipe de vendas está entrando em contato com ele por meio do que ele acha que é a melhor maneira de se comunicar.

Entrando na segunda etapa, a equipe de vendas entende as necessidades do seu cliente, então é hora de apresentar seu serviço ou produto. Nesta fase, é sempre importante esclarecer os direitos e obrigações dos consumidores.

É muito mais fácil fechar uma venda quando os clientes não têm dúvidas e inseguranças sobre o seu negócio.

Os clientes nem sempre vão direto para a finalização da compra, portanto, há duas etapas intermediárias entre a proposta e a finalização da compra.

O feedback, mais conhecido como follow-up, é a atitude que a equipe de vendas toma ao devolver uma proposta negativa ou indecisa.

Além de poder oferecer bônus que sua equipe comercial já preparou com base nos perfis dos clientes, os benefícios de aprimorar seu serviço ou produto nesses momentos também são importantes.

Após o acompanhamento, uma parte de negociação pode ocorrer onde as expectativas para um possível término do contrato são acordadas.

Depois que tudo correr bem nas negociações, ocorre o fechamento, que é a formalização do acordo entre sua empresa e o cliente.

Com a execução do serviço e a entrega do produto, é hora de atrair esse cliente, por meio dele ele conseguirá obter mais leads – pois ele pode decidir indicar.

Sempre forneça detalhes de contato para possíveis problemas e complicações. É importante fazer com que os clientes se sintam seguros e priorizados.

Neste momento, também podem ser oferecidos outros produtos e serviços que sejam consistentes com o estilo e comportamento desse cliente.

Em geral, essas são as etapas mais tradicionais do pipeline.

Tudo isso é um bom ponto de partida, mas com o tempo você pode criar mais etapas neste mapa, personalizar seu atendimento e adaptá-lo ao seu público-alvo, tudo com sistema crm integrado ficou ainda mais fácil.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

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